A mente é como uma espada. Ela tem dois lados.

Por um lado, ela nos permite aprender com o passado, planejar o futuro, se autocontrolar, cooperarmos uns com os outros em uma escala jamais vista, resolvermos tudo quanto é problema, construirmos coisas incríveis indo para mesma direção e até chegar na Lua.

Por outro lado quando tentamos aplicar essas mesmas habilidades no nosso mundo interno, chegamos à rigidez psicológica: ficamos ruminando sobre o passado, nos preocupando com o futuro, tentando controlar o que pensamos e sentimos, criamos inimizades com os outros que são diferentes de nós, tentamos controlar o que não pode ser controlado, perseguimos objetivos socialmente conformistas e até mesmo limitamos nossas vidas de forma restrita e rígida, vivendo só por viver no piloto automático.

O problema não está na espada, mas em saber como usá-la. Se aplicarmos as mesmas habilidades que funcionam muito bem no mundo externo ao mundo interno, a nossa mente nos prende. Se aprendermos a usar bem a nossa mente, teremos flexibilidade psicológica, liberdade para agir em direção ao que importa e, consequentemente, uma boa saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Agende uma sessão