Design comportamental é a aplicação das ciências comportamentais (psicologia, economia comportamental, neurociências) em projetos de experiências de produtos ou serviços com o objetivo de influenciar o comportamento dos usuários.
Para alcançar seus objetivos, todo negócio depende dos comportamentos dos seus consumidores e colaboradores.
Seja na otimização das conversões em sites, aplicativos ou plataformas, no aumento da produtividade, eficiência e inovação, no aumento da adesão e engajamento em causas sociais, qualquer crescimento nos negócios sempre envolve o entendimento e a mudança de comportamento das pessoas.
Da mesma forma que as leis da física ou os princípios da química explicam como o mundo funciona, os insights científicos da psicologia e economia comportamental explicam como a natureza humana funciona. E além de explicar, nos dão o embasamento para o design comportamental ou nudging, e com isso, para mudanças comportamentais de consumidores e colaboradores. E com essas mudanças comportamentais, conseguimos crescimento nos negócios.
Método
O design comportamental difere do design tradicional por terem objetivos e métodos diferentes.
O design tradicional se preocupa em construir produtos, serviços ou experiências. Já o design comportamental, tem o foco em entregar mudanças comportamentais.
Projetar para conseguir mudanças comportamentais sem utilizar uma perspectiva científica é como um exercício de adivinhação baseado somente na intuição – o que gera um desperdício de tempo, energia e dinheiro. O sucesso do design comportamental se deve ao uso de uma abordagem sistemática que incorpora em cada etapa do processo os conhecimentos científicos da psicologia e economia comportamental. Isso nos dá uma perspectiva teórica e prática que nos direciona para onde e como olhar para os problemas comportamentais, suas causas, suas possíveis soluções e como testar essas soluções.
Quer saber mais?
Veja abaixo os slides da palestra sobre design comportamental realizada no Festival Path: