Busca visual

Introdução

A busca visual é um tipo de tarefa perceptiva que no qual um estímulo (alvo) tem que ser detectado o mais rápido possível dentro de um display visual, discriminando-o de outros estímulos (distratores). Temos 2 tipos de busca visual: a busca por traço isolado, no qual o estímulo alvo é definido por apenas uma variável visual; e a busca por traço conjugado, no qual o estímulo alvo é definido não apenas por uma variável visual, mas por uma combinação de variáveis.

O quadro da esquerda corresponde à um display para busca por traço isolado: o objeto azul. Já o quadro da direita corresponde à um display para busca por traço conjugado: o objeto com formato circular e azul.

tiposBuscaVisual

Diversos experimentos foram realizados para estudar este tipo de tarefa perceptiva, e com base nisso, foram criados diversos modelos cognitivos para explicar os resultados dos experimentos, como a teoria da integração dos traços, a teoria da busca guiada, e a hipótese da integração da decisão. A proposta deste post não é a de explorar esses modelos cognitivos, mas os resultados encontrados independentemente destes modelos.

Condições que influenciam o desempenho da busca visual

O fator mais importante na determinação do desempenho nas tarefas visual é a possibilidade de discriminação entre o alvo e os distratores. Mais especificamente, os tempos de busca visual dependem de 2 fatores:

  • A similaridade entre o alvo e os distratores, sendo o desempenho mais rápido quando os estímulos são menos similares;
  • A similaridade entre os não-alvos, sendo o desempenho mais rápido quando os distratores são extremamente similares.

As buscas por traço conjugado são mais difíceis do que as buscas por traço isolado porque há menos possibilidade de discriminação entre o alvo e os distratores. Além disso, a busca visual é tipicamente mais lenta com tamanhos de conjunto maiores porque a complexidade do processo de tomada de decisão é maior quando há muitos itens no display visual.

Abaixo seguem diversos displays com dificuldade crescente. A busca é pelo objeto com formato circular e azul.
dificuldadeBuscaVisual

Consultor de Behavioral Design, Experience Design, e mestre em Psicologia Experimental. Mais sobre meu histórico profissional e formação acadêmica, você encontra no LinkedIn. Minha missão é fazer do mundo um lugar melhor pras pessoas & fazer da humanidade uma espécie melhor para o mundo. Para tal, projeto ambientes construídos que influenciam positivamente as ações das pessoas.



Leave a Reply